Higiene

A educação e os costumes do pet dependem de você

As condições de limpeza do seu pet são essenciais para a prevenção de doenças e garantia de vida saudável e assim como nós, os pets precisam de produtos específicos para sua higiene.Um dos cuidados diários mais básicos é a escovação de pelos. Para escovar pode-se usar escova de cerdas, que servem para todos os tipos de pelagem; escovas de aço, mais usadas para animais de pelo médio a longo, ou também as rasqueadeiras, ideais para remover os pelos embaraçados. Pentes de borracha são indicados para pets de pelos curtos e servem para massagear a pele e remover os pelos soltos. Além de reduzir a necessidade de dar banhos, a escovação também previne que surjam bolas e emaranhados de pelos.

Na hora do banho, se resolver dar você mesmo, nunca use seu próprio shampoo. O ph pele do pet é diferente da pele humana, portanto, para evitar irritações e alergias é necessário usar um produto específico. Existe uma variedade muito grande de shampoos. Tem para pelos claros, escuros, longos, neutros, a base de citronela, os antipulgas, e até para problemas de pele indicados por médicos veterinários, como o shampoo contra seborreia.

Para a limpeza dos ouvidos, usa-se algodão ou compressa seca. Existe também gel de limpeza para ouvidos mais sujos.

A limpeza dos olhos pode ser feita com uma gaze e soro fisiológico. Dependendo do quanto o olho do seu pet lacrimeja, a higienização pode ser feita diariamente.

 

higiene-dot-pet

 

A escovação dos dentes é fundamental. Além de eliminar o mau hálito, evita cálculos dentários e a perda dos dentes. A escovação pode ser feita de uma a duas vezes por semana, e deve ser feita com creme dental especial.

O corte de unhas é uma tarefa muito importante. Manter as unhas curtas evita que elas se quebrem e machuquem seu pet e também previne que seus móveis sejam destruídos com arranhões. Há diferentes tipos de cortadores de unhas, os mais comuns são os de guilhotina, os tipo tesoura e em formato de U.

Não se pode esquecer de cuidar também das necessidades fisiológicas. Para os cães o tapete higiênico têm se mostrado muito prático principalmente para os donos que não tem tempo de levar seus mascotes para fazer xixi e cocô na rua. Existem dois tipos de tapetes higiênicos: os descartáveis e os laváveis. Já para os gatos a caixa com areia é o banheiro ideal. O tipo deve ser adequado ao tamanho do gato. Geralmente o uso é de caixas de tamanho médio ou grande que devem ter pelo menos 4 centímetros de profundidade para acomodar a areia higiênica.

Sempre que seu pet se comportar bem durante qualquer procedimento higiênico, encha-o de carinho, elogie-o, ou até mesmo recompense-o com um petisco ao término destes cuidados.

Gostou das dicas, mas não sabe aonde encontrar esses produtos? Calma! A Dot Pet está aqui para te ajudar. Em nosso APP ou site você além de encontrar pelo que busca, ainda recebe produto em sua casa. Fácil assim!