Banho e Tosa

Seu pet cada vez mais próximo da sua família.

Para que seu pet possa ficar em contato próximo, de maneira segura e saudável, com toda a sua família, é importante que ele tenha hábitos de higiene periódicos, como banho e tosa. Daí a importância do banho. Além de manter seu pet limpinho e cheiroso, também previne algumas doenças que poderiam prejudicar o convívio com toda sua família.

 

Por que levar meu pet para tomar banho em Pet Shop?

Os estabelecimentos de estética animal, além de possuírem profissionais preparados para dar esse tipo de serviço, de modo que não coloque em risco a saúde do seu pet, têm conhecimento de dos  melhores e mais eficientes  produtos para pets disponíveis no mercado, como: shampoos, produtos para limpeza dos ouvidos, corte de unha. Uma equipe especializada também tem conhecimento da utilização correta dos equipamentos em cada etapa do banho, como na secagem do pelo, que evita problemas de fungos e bactérias.

Vale ressaltar que é a indispensável que a pele do pet não fique úmida por muito tempo, pois a umidade e calor do seu pet são ambientes ideais para a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, dar banho em pet shops pode ser uma grande vantagem, já que nestes locais a secagem da pele e pelo é realizada com secadores potentes, evitando a umidade.

 

Cachorro no banho e tosa de Pet Shop - DotPet

 

Qual a frequência ideal de banho e tosa?

A indicação da frequência de banhos em cães e gatos varia conforme a pelagem do pet.

Algumas raças de cães que apresentam o pelo longo com crescimento contínuo, podem ir ao pet shop de 1 a 4 vezes por mês. Para as raças com pelos volumosos, a recomendação é de 1 a 2 vezes por mês, já as de pelos rasos, o intervalo pode ser maior, de 2 em 2 meses.

Intervalos de banhos inferiores a uma vez por semana, não são recomendados para nenhum tipo de pelagem, a menos que o cão ou gato esteja em tratamento dermatológico.

Filhotes que ainda não foram devidamente vacinados, devem evitar idas aos pets shops. Banhos em empresas especializadas só devem acontecer após o término do protocolo de vacinação e vermifugação.

Como cuidar dos dentes e unhas do pet?

Muitos tutores não sabem, mas os dentes também dos pets também podem ser higienizados com escova e cremes próprios para animais semanalmente, e a hora do banho é o momento ideal para colocar em dia a higiene desta e de outras áreas do corpo. O corte das unhas, pode ser feito a cada 10 dias, sempre por profissionais especializados.